segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Urbanização e desigualdades espaciais brasileiras (Turma 701)

INTRODUÇÃO: 

O processo de formação do Brasil mostra que seu território foi construído a partir da colonização européia e a partir disso foram sendo desenvolvidas grandes DESIGUALDADES. Entre os portugueses e os escravos (Negros e Indígenas nativos), depois entre Donos de terras e a população trabalhadora das terras e atualmente entre os Empresários e a população trabalhadora nas cidades.

As Regiões (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) foram se construindo a partir destas DESIGUALDADES, assim como a urbanização do Brasil. As cidades em que vivemos hoje demonstram muitas desigualdades sociais e econômicas (distribuição de dinheiro e de qualidade de vida das pessoas) e espaciais (qualidade das moradias, qualidade e desigualdades nos bairros e dos recursos de cada lugar).

Para entendermos um pouco esta problemática da DESIGUALDADE URBANA BRASILEIRA segue um vídeo da música "MÚSICA URBANA 2" da banda Legião Urbana. Veja o vídeo para continuarmos a atividade. Na sequência temos a letra da música, composta por Renato Russo, para acompanhar o vídeo.
   



Música Urbana 2

Legião Urbana

Em cima dos telhados as antenas de TV tocam música urbana,
Nas ruas os mendigos com esparadrapos podres
cantam música urbana,
Motocicletas querendo atenção às três da manhã -
É só música urbana.
Os PMs armados e as tropas de choque vomitam música urbana
E nas escolas as crianças aprendem a repetir a música urbana.
Nos bares os viciados sempre tentam conseguir a música urbana.
O vento forte, seco e sujo em cantos de concreto
Parece música urbana.
E a matilha de crianças sujas no meio da rua -
Música urbana.
E nos pontos de ônibus estão todos ali: música urbana.
Os uniformes
Os cartazes
Os cinemas
E os lares
Nas favelas
Coberturas
Quase todos os lugares.
E mais uma criança nasceu.
Não há mais mentiras nem verdades aqui
Só há música urbana.
Yeah, Música urbana.
Oh Ohoo, Música urbana.



QUESTIONÁRIO:

Agora que você viu o vídeo e a letra da música responda o questionário a seguir. Lembrando que estas resposta estão valendo 4,0 pontos e servirá de trabalho auxiliar para a prova final do 4º bimestre. Sendo assim, quem fizer o trabalho fará a prova valendo somente 6,0 pontos. Sabendo que o trabalho é individual e opcional, com data de entrega para o dia da prova (27/11).

Vamos ao questionário:
1) A temática da música reflete os problemas do espaço rural ou do espaço urbano brasileiro? Cite um exemplo para a sua resposta.

2) Diga ao menos três problemas mostrados na música que indicam uma desigualdade urbana.

3) A cidade e o bairro em que você mora apresentam os problemas expostos na música? Indique quais são estes problemas.

4) Na sua opinião o que quer dizer a música com a frase "as escolas as crianças aprendem a repetir a música urbana"?

5) Que cena ou parte da letra chamou mais a sua atenção nesta música? Explique sua resposta.

6) Diga de quais formas estas desigualdades urbanas no Brasil e na sua cidade podem ser resolvidas. Que tipo de atitudes nós podemos fazer para ajudar na solução de alguns problemas? 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Aula sobre a União Européia (UE)



PLANO DE AULA
Série (Ano): 9º ano; 
Tema/Conteúdo: Geografia Política da União Européia; 
Objetivos: 1) apresentar aos alunos do nono um slide interativo das características e formação política do Bloco Econômico da Europa, 2) verificar o entendimento dos alunos através de um questionário e pesquisa da internet sobre fatos da União Européia; 
Metodologia/Estratégias: Pedir para os alunos a visualização da aula-slide no Blog após aula expositiva e posterior exercício de fixação da matéria junto com pesquisa sobre o tema; 
Recursos Didáticos: Blog, Aula-Slide disponível no Scribd, Aula expositiva; 
Avaliação: Exercício de fixação (questionário) e Pesquisa sobre fatos atuais da União Européia.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Proporções entre o Planeta Terra e outros astros conhecidos no Universo

PLANO DE AULA
Série (Ano): 6º ano; 
Tema/Conteúdo: O planeta Terra e o Universo; 
Objetivos: 1) apresentar aos alunos do sexto ano a visualização didática da proporção de astros do Universo, 2) auxiliar no entendimento dos alunos que existem diversos astros no Universo, maiores e menores do que a Terra; 
Metodologia/Estratégias: Pedir para os alunos a visualização do vídeo no Blog após aula expositiva e posterior exercício de fixação da matéria; 
Recursos Didáticos: Blog, Vídeo disponível na internet, Aula expositiva; 
Avaliação: Exercício de fixação (questionário e desenho sobre os astros e o Planeta Terra).


domingo, 7 de julho de 2013

Pequena história e definição da Geografia

Definição

Geografia é uma palavra que tem origem na Grécia antiga, onde  "geo" significa Terra e "graphos" significa escrever, portanto, Geografia é o estudo científico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre.
Modernamente a  Geografia é definida como o estudo das relações entre o espaço e as sociedades. Daí a necessidade,  hoje experimentada pelo geógrafo, de recorrer a outras ciências como à Geologia, Oceanografia, Meteorologia,  Ecologia, matemática , estatística , bem como também às Ciências Sociais, tais como a Economia, Sociologia, História e Política.
A Geografia é o estudo do nosso próprio planeta enquanto morada da humanidade. Pois ela enfoca a organização da sociedade e nas suas relações com espaço físico, os diversos aspectos da natureza e da paisagem.

HISTÓRIA DA GEOGRAFIA 
A geografia surgiu na Antiga Grécia, sendo no começo chamada de história natural ou filosofia natural.
Por que na Grécia ? Grande parte do mundo ocidental conhecido era dominada pelos gregos, em especial o leste do Mediterrâneo. Sempre interessados em descobrir novos territórios de domínio e atuação comercial, era fundamental que conhecessem o ambiente físico e os fenômenos naturais.
Métodos
No século IV a.C., os gregos observavam o planeta como um todo. Através de estudos filosóficos e observações astronômicas, Aristóteles foi o primeiro a receber crédito ao conceituar a Terra como uma esfera.
O Pai da Geografia 
Em sua especulação sobre o formato da Terra, Strabo acabou escrevendo um obra de 17 volumes, 'Geographicae', onde descrevia suas próprias experiências do mundo - da Galícia e Bretanha para a Índia, e do Mar Negro à Etiópia. Apesar de alguns erros e omissões em sua obra, Strabo acabou tornando-se o pai de geografia regional.

Herdeiros da Geografia: Os gregos deixaram para as futuras gerações escritos que contavam a sua vivência geográfica. Estudos feitos acerca do rio Nilo, no Egito, detalhavam, entre outras coisas, seu período de cheia anual. Com o colapso do Império Romano, os grandes herdeiros da geografia grega foram os árabes. Muitos trabalhos foram traduzidos do grego para o árabe. Ocorreram, no entanto, a partir daí, algumas regressões: após o ano de 900 d.C., as indicações de latitude e longitude já não apareciam mais nos mapas.

Expansão árabe: Os árabes acabaram recuperando e aprofundando o estudo da geografia, e já no século XII, Al-Idrisi apresentaria um sofisticado sistema de classificação climática. Em suas viagens à África e à Ásia, outro explorador árabe, Ibn Battuta, encontrou a evidência concreta de que, ao contrário do que afirmara Aristóteles, as regiões quentes do mundo eram perfeitamente habitáveis.

Geografia no Século XV 
Já no século XV, viajantes como Bartolomeu Dias e Cristóvão Colombo redescobririam o interesse pela exploração, pela descrição geográfica e pelo mapeamento. A confirmação do formato global da Terra veio quinze anos mais tarde, em uma viagem de circunavegação realizada pelo navegador português Fernando Magalhães, permitindo uma maior precisão das medidas e observações.

Geografia Social: Grandes nomes se empenharam no estudo das várias áreas da geografia. A geografia social, por exemplo, recebeu a dedicação de nomes como Goethe, Kant, e Montesquieu, preocupados em estabelecer em seu estudo a relação entre a humanidade e o meio ambiente. A geografia recebeu novas subdivisões, entre as quais, a geografia antropológica e a geografia política.

A Geografia no Século XIX - Possibilismo e Determinismo 
Por volta do século XIX, surgia a Escola Alemã, apresentando o determinismo, que suportava a ideia de que o clima era capaz de estimular ou não a força física e o desenvolvimento intelectual das pessoas. Assim, afirmava que nas zonas temperadas a civilização teria um desenvolvimento mais elevado do que nas quentes e úmidas zonas tropicais. Já nos anos 30, a Escola Francesa lançava o possibilismo, que afirmava que as pessoas poderiam determinar seu desenvolvimento a partir de seu ambiente físico, ou seja, sua escolha, determinaria a extensão de seu avanço cultural.

A Geografia dos Anos 60 - Estatística, Computadores e Satélites 
O desejo de fazer da geografia um estudo mais científico, mais aceito como disciplina, levaram à adoção da estatística como recurso de apoio. No final da década, duas novas técnicas de suma importância para a geografia começavam a ser desenvolvidas: o computador eletrônico e o satélite, dando nova ênfase à disciplina.


Geografia - A Solução para os Problemas da Sociedade Moderna
Uma das importante características dos acontecimentos dos últimos trinta anos foi a maneira pela qual a perícia do conhecimento geográfico - analisando o espaço geográfico - tem dado sua colaboração para a solução de  uma série de problemas da sociedade moderna .
 Os geógrafos têm feito pesquisas fundamentais que vão desde orientações para que pessoas com problemas de incapacidade física possam guiar-se em complexas áreas urbanas; estudos de distribuição espacial de doenças, para que os cuidados médicos sejam dispensados de maneira mais adequada; passando pelo planejamento de novas regiões agrícolas, ou pela avaliação de colheitas, através das imagens de satélite, até chegar às pesquisas que procuram contribuir par a solução dos problemas de redes urbanas desequilibradas ou de periferias urbanas de percepção das imagens mentais que ajudarão a revolucionar campos como os do planejamento urbano/regional e do turismo. Hoje qualquer grande obra no país, como estradas, pontes , aterros sanitários e instalações de fábricas requerem um Relatório de Impacto Ambiental ( RIMA ), em que o geógrafo tem atuação fundamental. 




O Geógrafo e a "síndrome de Atlas"

domingo, 23 de junho de 2013

Apresentação e Objetivos do Blog

Me chamo Humberto Goulart Guimarães e sou professor de Geografia. Possuo Licenciatura plena e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. No Município de Cabo Frio atuo há três anos na Escola Municipal Luis Lindenberg.

Os objetivos deste blog são relativos à ligação do Ensino de Geografia na Educação Básica (principalmente o Ensino Fundamental) com a Ciência Geográfica. Por perceber tanto a falta de ligação desta ciência com a didática escolar quanto o não entendimento dos estudantes do "que é a Geografia" e porquê estudá-la buscarei, através desta ferramenta digital, passar para os estudantes um pouco da História da Geografia e dos temas que ela pode e deve tratar na Escola para ajudar no entendimento de muitas coisas em nosso dia-a-dia.

Para tal pretendo veicular textos informativos, discussões atuais, temas referentes ao currículo de Geografia, programas e vídeos públicos da internet e outros sítios eletrônicos e blogs de interesse relativo ao ensino de Geografia e suas análises do mundo.