terça-feira, 28 de abril de 2015

Correção antecipada dos exercícios de revisão para a prova (04/05) - turmas 900 e 901

QUESTÃO 1: 
A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é a distribuição da produção econômico-industrial internacional, por cada território. Considerando que é impossível que um único país seja potencialmente produtor de todas as mercadorias, dividem-se os campos de especialização produtiva pelas diversas partes da Terra.

QUESTÃO 2:
A DIT já possui três fases ou etapas. A primeira etapa: durante o final do século XV e ao longo do século XVI. A segunda etapa: Durante o século XVI, mas principalmente a partir do século XVII. E a terceira etapa atual a partir da segunda metade do século XX, que passou a ser conhecida também por Nova DIT.
A relação entre estas etapas e as etapas da globalização são: o período de tempo, pois o início da globalização iniciou-se também no Século XV, assim como a passagem das etapas da DIT que mudam conforme as etapas da Globalização. O segundo motivo são os acontecimentos, pois em cada etapa os acontecimentos como as navegações (primeira DIT) e o surgimento das multinacionais (nova ou terceira DIT) são compatíveis com as etapas da globalização.

QUESTÃO 3:
Primeira DIT: período de início das grandes navegações e de expansão da civilização europeia pelo mundo; locais colonizados pelos países europeus exerciam a função de produzir, a partir da exploração de seus recursos naturais, os metais preciosos e as matérias-primas utilizados pelas metrópoles. Um exemplo é o do Brasil, em que Portugal extraía o Pau-Brasil para a produção de vários tipos de produtos.
Segunda DIT: Com a Primeira e a Segunda Revolução Industrial, as colônias e os países subdesenvolvidos passaram a fornecer também produtos agrícolas, assim como vários tipos de minerais e especiarias. Nesse período, por exemplo, o Brasil se viu marcado pela monocultura da cana-de-açúcar (século XVI) e exploração de ouro (século XVII).
Terceira ou Nova DIT: Nesse período, os países subdesenvolvidos também realizaram os seus processos tardios de industrialização. Só que, diferentemente da industrialização dos países desenvolvidos, essa aconteceu a partir da abertura do mercado financeiro desses países e pela instalação de empresas Multinacionais ou Transnacionais, vindas de países desenvolvidos. 

QUESTÃO 4:
A - Os dois grupos são: Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos.
B - Os Desenvolvidos forneciam empréstimos e produtos industrializados enquanto os Subdesenvolvidos enviavam matérias-primas.
C - Os Desenvolvidos siam na vantagem, pois lucravam com o recebimento de matérias-primas e os empréstimos concedidos aos países Subdesenvolvidos.

QUESTÃO 5:
A - Os novos agentes da DIT são as empresas Multinacionais ou Transnacionais.
B - A nova nomenclatura substituiu os países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos por Centrais e Periféricos (e emergentes).
C - Os países Periféricos fornecem reservas de lucro e produtos industriais, já os países Centrais fornecem conhecimento especializado, tecnologias, investimentos e marcas registradas.
D - Os países Centrais lucram devido a implantação de mão-de-obra barata no território dos países Periféricos e emergentes, assim como redução de impostos e divisão da produção como: um carro, por exemplo, tem o seu motor produzido no México, os para-choques na Argentina, o Chassi na Coreia do Sul e a montagem realizada no Brasil. Sendo retornado para a montagem e lucro no país Central sede da empresa. 

domingo, 29 de março de 2015

Atividade: resumo apontando as problemáticas da globalização atual (turmas 900 e 901 - Luis Lindenberg)

- Tendo como base o filme assistido (O mundo global visto do lado de cá) e o conteúdo sobre o processo de globalização faça uma breve redação com opinião própria sobre o que você entendeu das problemáticas da globalização em que nós vivemos atualmente.

- Abaixo o link de hospedagem do arquivo para a atividade:

 

Vídeo: Por uma outra globalização - encontro com Milton Santos

Abaixo o vídeo completo para as turmas 900 e 901 da E. M. Luis Lindenberg (Cabo Frio/RJ).

- Conteúdo: globalização e fragmentação dos territórios, da sua origem ao século XXI (21);

- Atividade: resumo apontando as problemáticas da globalização atual (entre 20 e 25 linhas);

- Aviso: será parte do conteúdo do Teste do primeiro trimestre de 2015.