quarta-feira, 17 de maio de 2017

TURMA 802 - CONTEÚDO para a AP1 (Teste)

8º ANO:
GEOGRAFIA DOS PAÍSES PERIFÉRICOS
_________________________________________________________________________________

RELEMBRANDO CONCEITOS

Para entendermos a Geografia dos países periféricos no contexto do processo de globalização devemos saber alguns conceitos principais:

  • Território: É toda porção da superfície terrestre que é ocupada e possui domínio de uma pessoa ou grupo de pessoas (por exemplo: terreno de uma família, da comunidade, território da cidade, território de um país, etc.).
Exemplo dos territórios dos países da América Latina.

  • Região: É toda divisão de um território em partes a partir de características semelhantes (por exemplo: os cômodos de uma casa, as cinco grandes regiões do Brasil, os continentes do mundo, etc.). 
Exemplo das cinco grandes regiões do Brasil.

POVOS, NAÇÕES E ESTADOS DO MUNDO

Os territórios dos países (ou territórios nacionais) são habitados por povos de diferentes culturas em todo o mundo. 

Sabendo que, a cultura é o aspecto que melhor caracteriza os grupos humanos (as sociedades humanas). Uma cultura de um povo se refere a um passado comum, aos costumes, às formas de comunicação (falada e escrita), as artes e as tradições religiosas de cada povo. Todos esses aspectos dão às pessoas pertencentes aos grupos sociais uma identidade cultural, demonstrando como as pessoas de cada grupo se relacionam entre si e com seus territórios.

A cultura permite assim que um povo conserve as suas identidades culturais e passem para as gerações futuras. Porém, uma cultura não é igual para sempre, principalmente hoje vemos muitas mudanças nas tradições culturais das sociedades e na transformação de alguns valores dessa cultura. Assim, as identidades culturais estão sempre mudando.

DIFERENÇAS ENTRE ESTADO E NAÇÃO

Quando um povo habita um determinado território e constitui uma sociedade organizada politicamente, com leis e governo próprios, ela forma uma nação. Por exemplo: a nação brasileira, a nação chilena, a nação sul africana, a nação alemã, etc.

Já quando uma nação se torna soberana, ou seja, independente, é reconhecida internacionalmente por outras nações, recebe também o nome de Estado.

Assim, todo povo que possui um território, com sua cultura, suas leis e governos e possui independência é um Estado-nação.

Exemplo prático do que compõe o ESTADO-NAÇÃO:

NAÇÃO = Povo + Identidade cultural + Território.

ESTADO = Nação + Governo e Leis.

REGIONALIZAÇÃO DO MUNDO: OS CONTINENTES DA TERRA

Como vimos, os continentes são tipos de regiões, ou seja, são divisões da superfície do planeta Terra em partes com semelhanças entre si. No caso dos seis continentes da Terra, essa divisão obedece as semelhanças entre os aspectos naturais e culturais dos países de cada continente.

Vejamos os seis continentes do planeta Terra, por ordem de tamanho:

I) Ásia: continente com maior população e maior área da Terra (cerca de 30 % do planeta).

II) América: o continente onde se localiza o Brasil é o segundo maior continente em área e em população.

III) África: o terceiro continente em área e em população (cerca de 21 % do planeta).

IV) Antártida (ou Antártica): continente não habitado por humanos e sem países.

V) Europa: uma península natural da Eurásia (área de terra que une Europa e Ásia), separada somente pelos suas características culturais).

VI) Oceania: Menor continente, que também não possui terras contínuas, ou seja, é composto por um conjunto de ilhas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário